Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

O Tempo

Prezado (a),

Eu só quero dizer a você FELIZ ANO NOVO!

O que?

Sim, na quinta-feira desta semana é o início do novo ano de acordo com o calendário bíblico. É hora de recomeçar, com uma nova perspectiva nesta nova temporada.

Em Israel, a mudança é acentuada, até abrupta. O inverno está prestes a terminar e a temporada primavera/verão se inicia; os padrões climáticos mudam, as coisas mortas voltam à vida.

Assim é conosco. Temos a oportunidade de nos apoderarmos deste momento e entrarmos no padrão de Deus para a novidade de vida. Agora é um ótimo momento para deixar de lado as coisas velhas e abraçar as coisas novas que Ele quer fazer em nossas vidas.

Como Paulo diz em Filipenses 3.13b: “Mas uma coisa eu faço; esquecendo o que está para trás e avançando para o que está por vir”. Na próxima semana, planejo desenvolver esse tópico com muito mais profundidade em nossa Transmissão Global de quinta-feira. Então, fique atento!

Eu o abençoo!

Asher Intrater
Em nome da equipe Tikkun Global


 
O Tempo
Por Asher Intrater

 

O nome de Deus em hebraico está ligado à ideia de tempo. YeHoVaH é basicamente o verbo SER/ESTAR no passado, presente e futuro juntos. O nome “Eu sou o que sou” do episódio da sarça ardente (Êxodo 3) na verdade diz: “Eu serei o que serei”.

Mas mesmo assim não é exatamente verdade a partir da sintaxe bíblica. Na verdade, não há um tempo passado, presente e futuro estritos no significado comum e moderno do termo. As formas verbais ocasionalmente se sobrepõem e mudam de lugar de acordo com o contexto.

Mesmo um estudante relativamente iniciante de hebraico bíblico sabe que quando a letra “vav” é adicionada a um verbo em sequência, o verbo pode mudar de futuro para passado, ou de passado para futuro. Mesmo assim é simplificado demais.

Em certo sentido, o texto bíblico está seguindo o tema do enredo, e os verbos flexionam seu tempo – antes, depois, durante, contínuo, completo, substantivo verbal, adjetivo verbal – no que se refere ao tema principal.

O nome YHVH implica que Deus é o Eterno, não dependente ou não submisso a limitações de tempo. Deus é a causa primeira. Deus é o criador. Ele é independente. Todo o resto é dependente. Ele é absoluto. Todo o resto é relativo.

E isso inclui o tempo. O tempo é flexível aos propósitos e à presença de Deus. O tempo é submisso a Ele, relativo a Ele, dependente dEle. O tempo é um sistema ou ferramenta criada dentro da criação de Deus. Deus pode mudar o tempo e as estações (Daniel 2.21).

Deus é mais forte que o tempo. Assim como o braço de um homem forte pode dobrar um arco para encaixar uma flecha nele, o Senhor também pode flexionar o tempo para se adequar ao Seu propósito. Assim como um grande planeta flexiona o campo gravitacional ao seu redor, a presença de YHVH altera o tempo e o espaço ao redor Dele.

Embora isso soe excessivamente místico e até irracional, está de acordo com a teoria da relatividade de Einstein. O tempo e a matéria são esticados e alterados em relação à velocidade da luz. A luz é o único absoluto, e é o equivalente físico à presença de Deus. A astrofísica moderna concorda com a metafísica bíblica.

Quando um ser humano está vivendo dentro de parâmetros naturais normais, ele é submetido às limitações de tempo e espaço. No entanto, se houver uma intervenção de Deus ou se a pessoa se mover para o Reino do Espírito, essas limitações podem ser superadas.

Moisés disse que um dia para Deus é como mil anos, e mil anos é como um dia (Salmo 90). No momento em que o universo começou, teria havido tanta massa, energia, velocidade e luz que a medição do tempo seria totalmente diferente (isso pode explicar a aparente contradição no momento da criação. O tempo de Gênesis não fazia sentido até a descoberta da física einsteiniana. Agora, o argumento sobre “Terra jovem – Terra velha” pode ser resolvido através da explicação de Einstein sobre a relatividade do tempo).

Quando os Profetas estavam “no Espírito”, eles saíam das limitações do tempo natural. Eles veriam o futuro no presente; eles experimentariam o tempo através do poder ilimitado de Deus além das restrições naturais.

No livro de Apocalipse, João estava “no Espírito” (Apocalipse 1.10). Naquela época, ele viu e experimentou eventos de uma perspectiva celestial. Nessa condição, não havia muita diferença entre passado, futuro e presente. No mundo natural, há limitação; no espírito, não há.

Yeshua, antes da ressurreição, disse que Ele mesmo não sabia os tempos do plano de Deus (Marcos 13.32), depois da ressurreição, Ele disse que Seus discípulos é que não sabiam (Atos 1.7).

Yeshua disse que Ele virá “em breve” (Apocalipse 22.20). No tempo eterno de Deus é como uma fração de segundo. Para nós, o momento é desconhecido.

Há duas palavras para o tempo em hebraico e duas em grego.  זמן z’man em  hebraico  e chronos em grego indicam o sistema fixo e definido de tempo, horas e datas.  עת ‘et em  hebraico e kairos em grego indicam o momento para um evento acontecer no instante “agora”.

O fato de que o tempo é relativo quando comparado à natureza absoluta de Deus é um princípio muito significativo. Pode ser visto em muitas escrituras, na gramática bíblica, na física moderna, no nome YHVH e na experiência dos profetas.

Por que menciono tudo isso?

Estamos chegando ao fim dos tempos mencionados pelos Profetas. Assim como João experimentou algo além das limitações do tempo, também precisamos entender como o Espírito de Deus é mais forte do que as limitações de tempo.

Quem nunca teve aquela sensação de que “simplesmente não temos tempo suficiente”? As pressões da agenda podem trazer frustração, desamparo e desespero. No entanto, o poder de Deus nos ajuda a não sermos escravos de nossos horários. Nossos tempos estão nas mãos de Deus (Salmo 31.15).

Precisamos de fé, para não sermos submetidos a pressões mundanas do tempo, mas para viver na liberdade do espírito. Deus pode esticar, mudar, encurtar e direcionar nossas agendas. Lembre-se de que o sol parou para Josué (Josué 10.12) e retrocedeu para Ezequias (Isaías 38.8).

Qualquer momento pode ser infundido com a presença de Deus; algo que tenha peso e significado eternos pode acontecer. O tempo se dobrará e se flexionará ao nosso redor quando estivermos andando em obediência ao Espírito Santo. O que é impossível com o homem, é possível com Deus (Mateus 19.26).

Um momento pode parecer durar para sempre. E o que parece ter sido uma “eternidade” pode acontecer em um momento. Caminhemos com Deus em Sua dimensão de tempo; e convidemos Deus a caminhar conosco em nossa experiência de tempo.

 

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...